
Em outras palavras, o que é preponderante sobre o que, a matéria é que determina o pensamento, conforme dizia Marx, ou é o pensamento que determina a matéria, conforme apregoavam os idealistas, como Kant?
Eis uma incógnita que confronta duas linhas teóricas do pensamento ocidental, onde se fazem polares o Idealismo e o Materialismo.
Nesse sentido, aí se insere a corrente de pensamento aqui emergente chamada de "Materialismo Eclético".
Fundamentalmente há a preponderância do Materialismo quando se considera que o magnetismo da matéria influencia a forma do pensamento e a movimentação da própria matéria.
Por outro lado, o pensamento constitui-se o magnetismo tornado autônomo em relação à matéria mas que, de certa forma, se alimenta da mesma.
Complexo? Confuso? Impossível? Vejamos!
O pensamento formata-se como uma estrutura magnética mais ou menos cristalizada em uma determinada mecânica energética estabilizada.

Assim como a relação entre os corpos celestes no cosmos, os corpos terrestres e humanos respeitam as leis naturais do magnetismo, seja no aspecto corporal, seja no mental.
Como uma forma de visualização desse quadro, vejamos a figura do planeta Júpiter, composto essencialmente de gazes. Trata-se de um planeta, mas com uma constituição diferenciada do planeta Terra.
Essa relação magnética se estabelece tanto entre ideias quanto destas com a matéria.
Contudo, em última instância, essas estruturas energéticas precisam de tempos em tempos, dependendo de sua mecânica própria, retornar à matéria para alimentar-se, para extrair da matéria a energia ali acumulada e que clama por expansão.
Em outras palavras, é como se a galinha sentisse que, ao botar um ovo, retorna à sua origem e ganha nova vida em sua missão sobre a Terra.
IMAGENS:
http://argonautasblog.blogspot.com.br/2010/05/o-ovo-ou-galinha.html
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1039891/mente-e-a-materia-a-como-o-pensamento-pode
http://pensamentos-online.blogspot.com.br/2011/01/o-pensamento-e-fisica-quantica.html
http://www.propaganda-jundiai.com.br/fohatlux/index.php/nosso-nome/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias