![]() |
http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=4340 |
Mudar não é algo fácil. Mudar significa transformar as estruturas de maneira a que o que for construído posteriormente venha a ter que enquadrar-se à nova estrutura e a repercutir a transformação efetuada.
Par iniciar-se um processo de mudança deve-se começar pelos extremos opostos do que se deseja.
Vejamos,
qual seriam os extremos de um processo de mudança?
= o extremo do abstrato e o extremo do imediato (contrários ao concreto e ao eterno)
Por que pelos extremos?
Na verdade, é mais fácil você iniciar um processo de mudança a partir do puro pensamento. Isto é, lança-se um simples pensamento de mudança e, posteriormente, realiza-se uma ação imediatista também de mudança. Não uma ação significativa, mas uma pequena ação.
A pequena ação realizada, aliada ao pensamento lançado no espaço têm força para, juntas, desencadearem um processo de mudança. A energia daí produzida assemelha-se à centelha que ocasiona o detonar de uma bomba ou o eclodir do combustível de um veículo.
Só que o processo de mudança precisa de substância e, esta, é o trabalho, o corpo, a ação, e as pequenas mudanças e os pequenos pensamentos cotidianos de mudança.
A constância nas pequenas ações e pensamentos de mudança levam à materialização do objetivo primordial da mudança.
O Materialismo Eclético, aí, manifesta-se na síntese entre a crença no poder (material) do pensamento e, também, a capacidade de interação plena entre este e a matéria.
Decorre daí, então, que o princípio da humildade é fundamentado filosoficamente no momento em que há a necessidade de valorização do pequeno e do imediado e, ainda, de sua integração com o todo e abstrato.
![]() |
http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=099&codigo=4 |
Finalmente, após a eclosão do processo de mudança, há que se ter um contrôle sobre o processo, já que isso corresponde a um avião desgovernado no espaço e que precisa ter um piloto com bastante clareza do caminho para onde pretende ir, ou, pelo menos, dos princípios que o embasam.
Associado a esta temática tem-se o Materialismo Dialético, de Marx. Entretanto, considero superado aquele pensamento no sentido em que não consegue, e de certa forma nem pretende, explicar o mundo abstrato, o poder do pensamento sobre os acontecimentos concretos da realidade e, ainda, as particularidades da infra-estrutura em relação à psicologia humana.
por: Jânio Rocha Ayres Teles
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias