Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Materialismo Eclético... O que é isso?

http://blog.opovo.com.br/conexaoespirita/espiritismo-e-espiritualismo-vs-materialismo/
O Materialismo Eclético é a expressão da tentativa de síntese conceitual entre as diversas correntes filosóficas predominantes no século XX e que emergem no século XXI sob essa nova formatação e denominação. 

Trata-se da fusão de fundamentos teóricos de correntes aparentemente contraditórias e/ou incompatíveis, como o Marxismo, o Liberalismo, o Idealismo, o Espiritualismo e todas as que, porventura, venham a ser consideradas. 

O blog será dividido em duas seções bem definidas: 
1ª Apresentação dos fundamentos teóricos da corrente do Materialismo Eclético; 
2ª Explanação da manifestação prática do Materialismo Eclético em situações cotidianas e problemáticas reais (simuladas, ou não). 

Haverá a possibilidade de inclusão de seguidores e, ainda, de membros com liberdade de comentários e postagem. 

Não se trata, aqui, de uma visão filosófica consolidada e considerada conclusiva acerca dos temas que abordar. Trata-se, sim, de um espaço dialético fundamentado nos princípios fundamentais do Materialismo Eclético. 

Resumidamente, o termo "Materialismo Eclético" trata da realidade do cosmos humano a partir de um posicionamento dialético em que todas as variantes são consideradas, desde as mais imediatas e materiais, até as mais universais e espirituais. 

O pressuposto fundamental da presente corrente é o de que tudo é matéria. Tudo mesmo! Só que, aqui, o conceito de matéria precisa ser flexibilizado, passando-se a considerá-lo, também, a realidade espiritual e imaterial da existência humana. 

Tanto a realidade material quanto a espiritual resumem-se, em última instância, à própria realidade material levada a um patamar de materialidade o mais sutil que se possa imaginar, chegando a levar em consideração a existência e o relacionamento com os neutrinos, partículas infinitamente minúsculas que compõem a matéria do universo e que a atravessa de maneira sutil. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias