Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Perder ganhando... ganhar perdendo... no Materialismo Eclético

O conceito de Karma está muito presente na cultura oriental especialmente no que se refere à sequência de vidas intercaladas por períodos de morte. 
Entrentanto, para o Materialismo Eclético, busca-se tratar desse conceito a partir da visão de que ele constitui-se, não um princípio de vida e morte, mas sim, de equilíbrio universal das coisas em nosso mundo. 
O princípio básico é o de que tudo o que fazemos produz uma reação exatamente contrária com vistas à manutenção do equilíbrio universal do Cosmo. 
Uma agressão, tenha certeza, terá uma reação. Se não for da pessoa agredida, será do próprio Cosmo. Isso vale, também, para elementos e seres da natureza de uma forma geral. 
KarmaUma pessoa que deseja muito uma determinada conquista precisa ter em mente que isso custará uma perda, um desgaste referente a algo que gosta muito. 
Isso se manifesta seja em um objeto, um animalzinho de estimação, seja referente a pessoas queridas. 
A saúde, frequentemente, é alvo do karma de equilíbrio. Uma pessoa que venha a conquistar uma vitória sobre uma contenda pode vir a adquirir uma doença crônica, um câncer ou, mesmo, a perder um membro do corpo. 
Uma pessoa que usurpa um cargo, uma posição social e/ou uma conquista de outrem precisa ter em mente que haverá um movimento contrário da energia cósmica e este precisa estar preparado e ciente para quando isso acontecer. 
Essa reflexão é bem mais profunda do que se possa imaginar e não se encerra aqui. 

Por outro lado, tendo consciência dessa força contrária de equilíbrio, ao se promover ações de autoprivação de prazer, provoca-se uma reação contrária de conquista do mesmo. 
A abstinência, já tratada em outra ocasião pelo Materialismo Eclético, provoca um desequilíbrio cósmico que promove crédito energético ao indivíduo que a pratica. 
A abstinência funciona, aí, não somente como instrumento de geração de crédito, mas também, de retorno energético (pagamento) ao Cosmos. Com a Abstinência é possível "pagar" uma dívida cósmica e, com isso, evitar um retorno energético com vistas ao novo equilíbrio. 

por: Jânio Rocha Ayres Teles 

IMAGENS: 


2 comentários:

  1. Yandra, a natureza preza pelo equilíbrio universal das forças. Quando há uma pressão em uma direção há, por sua vez, um retorno energético em direção contrária. Quem conhece essa regra da natureza tanto pode defender-se de respostas da mesma quanto pode utilizar esse princípio para conquistar benefícios.

    ResponderExcluir

Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias