Páginas

domingo, 6 de setembro de 2015

Os "Sete Corpos" humanos, segundo o Materialismo Eclético

O conceito de "Sete Corpos" é algo que pode parecer novo, mas quero esclarecer que trata-se de uma reinterpretação de diversos conceitos presentes na numerologia pitagógica e cabalística.
Primeiramente, remeto você a observar a figura a seguir, onde descrevemos os Sete Corpos humanos: 


Observando com atenção a figura e a legenda ao lado, pode-se perceber uma escala ascendente da materialidade à espiritualidade. 
No Materialismo Eclético partimos do pressuposto de que "tudo é matéria, até o espírito". Assim, toda a figura acima corresponde à existência humana e natural do Cosmos. 
Todos os seres são formados por esses Sete Corpos. 
Faremos uma descrição especificamente da raça humana, tendo em vista a urgência da compreensão de seu contexto em meio à teoria do Materialismo Eclético. 
A figura é formada por duas pirâmides invertidas. A com base para baixo corresponde à materialidade. A com base para cima corresponde à espiritualidade. 
A lógica da figura é a de que, quanto mais elevada é a pirâmide de baixo, mais se fortalece a espiritualidade, e vice versa. 
Exaltar nosso aspecto mais material significa manter a base da pirâmide inferior mais carregada. 
Entretanto, a pirâmide inferior oferece energia vital à supeior. Por sua vez, a pirâmide superior oferece energia de consciência à inferior. 
Vida e consciência buscam um equilíbrio cósmico dentro do ser. A "vida" corresponde à estabilidade, referência de continuidade à existência. A "consciência", por sua vez, corresponde ao movimento intencional, disciplinado. 
Mas, enfim, o que nos interessa em tudo isso? 
O que conta, aí, é a orientação do que devemos fazer para alcançar o equilíbrio e o desenvolvimento pessoal e cósmico. 
O que devemos fazer é, na verdade, estimular nosso ser ao exercício de nossas pirâmides em todos os seus níveis, desde o mais material ao mais espiritual, e vice versa. 
Práticas religiosas, massagens, meditações transcendentais, estudos teóricos, debates, e muito mais, são algumas das ações capazes de estimular o fluxo energético entre essas duas pirâmides. 
Muitos dons podem se manifestar após o início desse processo de estímulos, o que não deve ser objeto de vaidade pois, esta, inibe a continuidade do estímulo por seu processo de anestesiamento da mente e uma tendência à acomodação. 
Outro aspecto a se considerar é a relação da teoria dos "Chacras" com a dos "Sete Corpos". Segundo a primeira, o "Corpo" tem sete Chacras que, por sua vez, constituem-se canais de energia, onde se capta ou se perde força. Entretanto, na teoria dos "Sete Corpos", os Chacras são, na verdade, canais de abertura (comunicacional e logística) para energias vitais de cada corpo. 
A figura dos "Sete Corpos" relaciona-se com diversas outras teorias ocidentais e orientais de explicação da constituição do ser cósmico, como a Estrela de Davi, a Árvore da Vida, a constituição septenária, e muito mais. 
A descrição de cada corpo e como eles se relacionam será apresentada em outra ocasião. Contudo, faz-se necessário um debate mais apurado acerca da teoria dos "Sete Corpos", devendo eu deixar pelo menos este registro preliminar a fim de provocar a discussão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias