Os sete elementos constitutivos do ser humano encontram-se distribuídos em seu ser nem sempre de maneira homogênea ou priorizando a elevação dos valores e da essência humana.
A humanidade, em linhas gerais, organiza-se de acordo com a seguinte hierarquia:
visão eclética cósmica urniversal
visão espiritual
intuição
razão
sentimentos
desejos
Instintos
O nível mais baixo na hierarquia corresponde ao dos instintos, em que os indivíduos encontram-se voltados à sua subsistência imediata.
Em um segundo plano, os desejos, em que os instintos influenciam na formulação de planos e ações dos seres a médio e longo prazos, sendo que visando a realização dos instintos.
Em terceiro lugar encontram-se os sentimentos, fruto da satisfação, ou não, dos instintos.
Em uma quarta posição vem a razão, onde se busca a realização dos instintos a médio e longo prazos.
Por sua vez, em quinto lugar, vem a intuição, que traz a noção de realização dos instintos sem previsão de média ou curta duração, mas normalmente de longa, e sem uma visibilidade clara.
No sexto lugar vem a visão espiritual, que eleva o ser humano a uma posição de oposição em relação à sua condição de materialidade, isto é, promove uma fuga dos instintos, mas em última instância, visa a felicidade, última instância também para os instintos.
Finalmente, na sétima posição, a partir de uma visão septenária, a visão eclética cósmica universal, que busca incluir a materialidade e a espiritualidade em um todo coerente e compreensível.
Esta última visão, a septenária, de onde advém a visão Materialista Eclética, define esta corrente filosófica. Trata-se de uma visão que agrega as tanteriores e busca constituir-se como uma síntese conceitual completa para o ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias