Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

As "Cavernas" do ser



Imagine nosso ser composto por uma matéria semelhante à terra e nosso desenvolvimento similar a uma caverna, gruta ou perfuração exploratória. 
Cada vez que desenvolvemos um dom, uma nova habilidade, uma experiência marcante ou, até mesmo, um trauma, isso corresponde a uma nova área da caverna que se amplia. 
Formigueiro Fazendinha De Formigas - Gel Nasa
Muitas vezes os túneis se cruzam dentro da terra, o que significa o encontro de ideias isoladas que se aglutinam em conceitos maiores. 
É isso que acontece com nossa mente, nossa emoção e todo o nosso ser. 
Entretanto, lembrando que, segundo o Materialismo Eclético, nosso ser é constituído de 7 (sete) corpos, com níveis e características específicas, cada corpo replica, em sua constituição, a estrutura das cavernas do ser. 
Explicando melhor, cada corpo repete as cavernas de forma similar, como pode ser percebido na figura a seguir: 
Deve-se observar que, a cada cavidade presente em um corpo, corresponde a mesma nos demais. 
Em outras palavras, uma experiência vivenciada no corpo "Espiritual Concreto" produz um direcionamento na "Caverna Mental" que se replicará nos demais corpos do ser, produzindo efeitos sutis mas que motiva eventos e transformações nos mesmos. 


Um evento no corpo material, por exemplo, pode produzir uma aglutinação de "Cavernas" que amplia o nível de consciência sobre determinada área e, com isso, repercute nos aspectos emocional, racional e espiritual. 
Vou citar aqui um exemplo bem presente em nossa realidade: O Programa Bolsa Família. 
Uma população com uma estrutura mental limitada ao nível da subsistência e que nunca havia de forma significativa experimentado um certo nível de conforto, educação escolar, tecnologia, etc, amplia sua estrutura mental na mesma proporção que amplia suas estruturas físicas de consumo. 
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.... Frase de Albert Einstein.
Retirar o Programa da vida das pessoas não as fará retornar ao estágio anterior, de desconhecimento e de apatia em relação à sua condição de espoliados. Tenderão, assim, a implementar esforços a retomar e/ou a manter o nível de vida alcançado. 
Enfim, o que diríamos da "Caverna de Platão", exposta em figura no início desta postagem? 
O que em um nível material pode ser descrito como a saída da caverna por um indivíduo pode significar, em nível racional abstrato, a libertação da mente das amarras da ignorância e das ilusões. Esse raciocínio associativo de Platão só é possível pela existência de correlação entre os sete corpos do ser. 
Outro estudo que se poderia fazer é o das associações subliminares, presentes em anúncios, imagens ou textos diversos, com o objetivo de convencer, estimular ou afastar os indivíduos de situações específicas. 


IMAGENS: 
http://andreabertoncel.com/tag/mapas-mentais/
http://valedefringilideos.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694616838-formigueiro-fazendinha-de-formigas-gel-nasa-_JM
http://pensador.uol.com.br/frase/MTQw/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para comentários e debate dialético de idéias